sábado, 16 de março de 2013

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS


RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

·         Gerir conflitos é a principal função da gestão.
·         A gestão de uma organização envolve interação com pessoas, conciliar gostos, estilos, necessidades e expectativas peculiares, e, portanto, implica em gerir conflitos.
·         O conflito é uma realidade presente nas relações humanas e de trabalho desde o início dos tempos e se origina da diversidade de opiniões e interesses dos indivíduos.
·         Segundo o dicionário Aurélio conflito pode ser definido como: 
o   Embate dos que lutam; 
o   Discussão acompanhada de injúrias e ameaças; desavença; 
o   Guerra; 
o   Luta combate. 
o   Colisão, choque. 
·         No âmbito das organizações o conflito pode ser definido de maneira mais construtiva: “fenômeno social multidimensional que é parte integrante da existência humana, essencial para o processo evolutivo da humanidade e para a transformação social”. (International Alert)            
·         Para gerenciar conflitos o gestor deve ser capaz de mapear o conflito, ou seja, entender o que acontece para buscar as possibilidades de soluções. 
·         Essa análise do conflito deve envolver:
o   Identificação do conflito.
o   Causas do conflito.
o   Partes envolvidas.
o   Situação atual.
o   Possibilidades de soluções.
o   Possíveis resultados.

·         As principais causas de conflitos nas empresas incluem:
o   Falhas na comunicação.
o   Mudanças estruturais. 
o   Luta pelo poder.
o   Choques de interesses individuais, grupais e organizacionais.

·         Os conflitos contribuem para o crescimento e desenvolvimento da organização, desde que sejam bem gerenciados, pois o tratamento inadequado de um conflito pode gerar violência e insatisfação.
·         Os conflitos geram repercussão positiva quando:
o   São resolvidos de forma a permitir discussão, ajudando a estabilizar e integrar as relações interpessoais.
o   Permitem a expressão de reivindicações, ajudando a reajustar recursos valorizados.
o   Ajudam a manter o nível de motivação necessário para a busca de inovações e mudanças.
o   Ajudam a identificar a estrutura de poder e as interdependências da organização.
o   Auxiliam na delimitação das fronteiras entre indivíduos e grupos, fornecendo senso de identidades. 
·         Para que o gestor  administre bem os conflitos dentro da organização seguem algumas dicas:
o   Busque soluções e não culpados.
o   Analise a situação.
o   Preserve o respeito.
o   Saiba ouvir o outro.
o   Seja construtivo ao fazer uma crítica.
o   Evite preconceitos e estereótipos.
o   Saiba reconhecer os erros.

·         Lembre-se: administrar conflitos significa administrar a si mesmo.
·         Devemos destacar que é por meio da gestão de conflito que o gestor irá garantir a integridade e equilíbrio de sua equipe.

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/25123/gestao-de-conflitos/pagina-1-2



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