RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
·
Gerir conflitos é a
principal função da gestão.
·
A gestão de uma
organização envolve interação com pessoas, conciliar gostos, estilos,
necessidades e expectativas peculiares, e, portanto, implica em gerir
conflitos.
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O conflito é uma realidade
presente nas relações humanas e de trabalho desde o início dos tempos e se
origina da diversidade de opiniões e interesses dos indivíduos.
·
Segundo o dicionário
Aurélio conflito pode ser definido como:
o
Embate dos que
lutam;
o
Discussão acompanhada
de injúrias e ameaças; desavença;
o
Guerra;
o
Luta combate.
o
Colisão,
choque.
·
No âmbito das
organizações o conflito pode ser definido de maneira mais construtiva:
“fenômeno social multidimensional que é parte integrante da existência humana,
essencial para o processo evolutivo da humanidade e para a transformação
social”. (International
Alert)
·
Para gerenciar
conflitos o gestor deve ser capaz de mapear o conflito, ou seja, entender o que
acontece para buscar as possibilidades de soluções.
·
Essa análise do
conflito deve envolver:
o
Identificação do
conflito.
o
Causas do conflito.
o
Partes envolvidas.
o
Situação atual.
o
Possibilidades de
soluções.
o
Possíveis
resultados.
·
As principais causas
de conflitos nas empresas incluem:
o
Falhas na
comunicação.
o
Mudanças estruturais.
o
Luta pelo poder.
o
Choques de
interesses individuais, grupais e organizacionais.
·
Os conflitos
contribuem para o crescimento e desenvolvimento da organização, desde que sejam
bem gerenciados, pois o tratamento inadequado de um conflito pode gerar
violência e insatisfação.
·
Os conflitos geram
repercussão positiva quando:
o
São resolvidos de
forma a permitir discussão, ajudando a estabilizar e integrar as relações
interpessoais.
o
Permitem a expressão
de reivindicações, ajudando a reajustar recursos valorizados.
o
Ajudam a manter o
nível de motivação necessário para a busca de inovações e mudanças.
o
Ajudam a identificar
a estrutura de poder e as interdependências da organização.
o
Auxiliam na
delimitação das fronteiras entre indivíduos e grupos, fornecendo senso de
identidades.
·
Para que o
gestor administre bem os conflitos
dentro da organização seguem algumas dicas:
o
Busque soluções e
não culpados.
o
Analise a situação.
o
Preserve o respeito.
o
Saiba ouvir o outro.
o
Seja construtivo ao
fazer uma crítica.
o
Evite preconceitos e
estereótipos.
o
Saiba reconhecer os
erros.
·
Lembre-se:
administrar conflitos significa administrar a si mesmo.
·
Devemos destacar que
é por meio da gestão de conflito que o gestor irá garantir a integridade e
equilíbrio de sua equipe.
http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/25123/gestao-de-conflitos/pagina-1-2
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