quinta-feira, 14 de março de 2013

Reforma e Contrarreforma


Reforma e Contrarreforma

·         PROTESTANISMO: surgiu na Europa XVI  com a Reforma Protestante  que foi uma ruptura dentro da Igreja Católica.
·         Durante a Idade Média a Igreja se constituiu centro do poder e se distanciou dos assuntos espirituais e a credibilidade da Igreja entrou em crise.
·         OS HUMANISTAS: John Wyclif e John Huss responsabilizaram a igreja pela crise que vivia a Europa. Foram considerados hereges e condenados a fogueira.
·         LUTERO: monge, professor de teologia, em 1517, no Sacro Império Romano-Germânico protesta contra o comportamento da igreja e a venda de indulgências. Ele escreveu as 95 teses tecendo críticas a Igreja.
·         Muitos príncipes e nobres interessados em diminuir o poder da Igreja deram apoio a Lutero.
·         Em 1520 foi excomungado.
·         IDEIAS DE LUTERO: todos podiam interpretar a bíblia, não faziam cultos a imagens, não pagamento de indulgências, para obter a salvação devia apenas crer em deus e praticar o bem.
·         DIETA:  Carlos V convoca assembléia para Lutero se retratar. Ele se recusou  e se refugiou na Alemanha e traduziu o Novo Testamento.
·         Em pouco tempo as ideias de Lutero se espalharam.
·         Os camponeses apoiaram a Reforma pois não suportavam as pesadas taxas feudais estimulando os camponeses à revolta em 1524 - anabatismo - liderado por Thomas Munzer.
·         O movimento foi condenado por Lutero pois dezenas de camponeses foram mortos quando os príncipes decidiram sufocar a revolta.
·         AS PRESSÕES DA IGREJA: com as pressões da igreja Carlos V(1529) realiza nova reunião, exigindo a proibição do culto protestante, mas os estados protestam contra o rei (estados protestantes).
·         As hostilidades continuaram até 1555, ano em que o imperador assinou a Paz de Augsburgo - liberdade religiosa.
·         CALVINO: teólogo francês criou uma nova proposta das ideias de Lutero - predestinação absoluta - as pessoas salvas e as condenadas já teriam sido escolhidas por Deus desde o nascimento.
·         Assim  o destino não estava relacionado as obras ou compras de indulgencias, mas ao destino dado por Deus.
·         A prosperidade resultante do trabalho era sinal da graça de Deus.
·         Essas ideias foram bem aceitas pela burguesia.
·         PROTESTANISMO NA INGLATERRA: introduzido por Henrique VIII, com a negação do pedido de anulação, ao papa Clement VII, do seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com sua amante Ana Bolhena.
·         ANGLICANISMO: criado por Henrique VIII (1533), onde o próprio rei tornou-se líder do estado e da igreja. Ele confisca os bens da igreja, destrói mosteiros e cria uma nova religião o Anglicanismo. Consolida-se com a rainha Elizabeth.
·         Diante da crise a Igreja colocou em prática uma serie de mudanças:
o   criou a Cia do Novo Amor - levar as escrituras aos fieis e ajudar os necessitados.
o   Ordem dos Capuchinhos - arrebanhar fieis.
o   Cia de Jesus (jesuítas) - catequizar os índios.
·         O CONCÍLIO DE TRENTO (1543 - 1563): definiu as regras para a igreja.
o   Criação de seminários.
o   Criou o Index Libororum Prorobitorum - Lista de livros proibidos.
o   Celibato aos padres.
o   Defendeu o culto as imagens e as indulgências sem venda.
o   A missão do clero é intermediar Deus e os homens e interpretar as escrituras.
o   Reafirmou os sete sacramentos.
·         Com essas medidas findou-se de vez a possibilidade de reunir em uma mesma Igreja protestantes e católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário