domingo, 3 de março de 2013

REDAÇÃO EMPRESARIAL


REDAÇÃO EMPRESARIAL

·                    No mundo dos negócios não há tempo a perder.
·                    Por isso as empresas estão cada vez se aprimorando mais quanto aos requisitos exigidos para a contratação de seus funcionários.
·                    A competência em comunicar-se de forma adequada e objetiva é primordial.
·                    As redações constituem parte do processo seletivo.    
·                    Memorandos, relatórios, comunicados e cartas comerciais representam o registro formal da correspondência interna ou externa ou o registro de uma situação profissional.
·                    Faz-se necessário que o redator esteja apto redigir com clareza e a precisão. O texto precisa estar claro, retratado por uma linguagem simples, porém culta.
·                    Ao desenvolver bem tal procedimento, o funcionário ajuda a criar uma imagem positiva da empresa.  
·                    Sendo assim, algumas dicas são bastante eficazes, tendo em vista os recorrentes “desvios”, como por exemplo, as redundâncias, os chavões, as expressões em desuso, entre outros fatores, que acabam interferindo de forma direta na qualidade da mensagem. Eis, pois, alguns casos representativos:

o        Vimos pela presente comunicação / Vimos por meio desta.
o        Inteiramente à disposição de nossos clientes /  uma vez que “somente à disposição de nossos clientes” já é o bastante.
o        Chegamos a uma conclusão que / quando o correto é somente dizer “concluímos que...”
o        No caso das datas, o recomendável é que sejam assim expressas: São Paulo, 7 de outubro de 2009.
o        Quanto à saudação final, vale lembrar que devemos utilizar  respeitosamente” em se tratando de autoridades superiores ao destinatário, e “atenciosamente” no caso de hierarquias iguais ou inferiores a ele.
o        No espaço reservado à assinatura, não é necessário colocar mais o traço para demarcá-la, por isso perceba o exemplo:
(Fulana de tal)
Chefe do Departamento Pessoal


TIPOS DE DOCUMENTOS

OFÍCIO
·                    É um tipo de documento endereçada à uma autoridade com o objetivo de comunicar um fato ou realizar uma solicitação em caráter oficial.

PROCURAÇÃO
·                    É um instrumento que dá direito a uma pessoa de agir oficialmente em nome de outra.
·                    Quem recebe os poderes definidos em uma procuração (que podem ser específicos ou amplos) é chamado de outorgado ou mandatário. Quem dá os poderes é o outorgante ou mandante.
·                    Para redigir uma procuração, em primeiro lugar identifica-se o outorgante,com todos os dados: nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física junto à Receita Federal, número do documento de identidade, profissão, estado civil,endereço. Em seguida faz-se a identificação do procurador, com os mesmos dados.
·                    Em seguida se procede ao detalhamento do poder e da finalidade da procuração

ATA
·                    A ata é um documento testemunhal. Usa-se a ata, principalmente, para promover o relato escrito de fatos, ocorrências, resoluções e decisões de assembléia,sessão ou reunião.
·                    Escrevem-se todas as informações seguidamente, sem saltos de linhas.
·                    A ata não pode conter rasuras.Lançam-se atas, geralmente, em livros próprios que têm termos de abertura e de encerramento.




PROTOCOLO
·                    A comprovação de que um determinado documento foi entregue para uma pessoa, empresa ou instituição, deve ser obtida por meio formal escrito. A este comprovante se dá o nome de protocolo de documento.

NOTA PROMISSORIA
·                    È uma promessa de pagamento pela qual o devedor (subscritor) se compromete a efetuar o pagamento do empréstimo ao credor em um determinado espaço de tempo.
·                    Quando a nota não é paga em seu vencimento poderá ser protestada judicialmente com a assistência de um advogado legalmente habilitado.

CHEQUES
·                    Os cheques dão a você um registro de que o pagamento foi feito, bem como um registro de que o dinheiro foi recebido pela pessoa ou empresa para quem o cheque foi feito.
·                    eles podem ser à vista ou à prazo ( pré-datado).

CARTA DE COBRANÇA
·                    Deve ser digitada num papel timbrado.
·                    Dirigir-se com respeito ao devedor.
·                    Propor  uma negociação.
·                    No final da carta deve estar colocando a assinatura do responsável pela empresa que está enviando essa carta.

RECIBO
·         É um documento escrito em que alguém (pessoa ou empresa) declara ter recebido de outrem o que nele estiver especificado.

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