domingo, 3 de março de 2013

GESTÃO DE PESSOAS


GESTÃO DE PESSOAS

·         Gestão de Pessoas é o departamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal.
·         Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.
·         Na Gestão de Pessoas de uma organização são tratados:
o   Análise e descrição de cargos;
o   Planejamento e administração de cargos e salários;
o   Recrutamento, seleção e admissão;
o   Orientação e integração de novos colaboradores;
o   Criação de incentivos e benefícios;
o   Avaliação de desempenho;
o   Comunicação aos colaboradores;
o   Treinamento e desenvolvimento;
·         A taxa de falência das empresas de pequeno e médio porte no Brasil é alta.
·          Em 2010, 58% das chamadas PMEs fecharam as portas antes de completar cinco anos.
·         Como as prováveis causas desse resultado podemos resumir em três principais:
1. Má gestão dos recursos (humanos e financeiros, principalmente).
2. Ausência de um planejamento mínimo.
3. Falta de competitividade e diferenciação de produto.

·         Para aprofundarmos o tema, antes precisamos entender como essas PMEs funcionam e quais suas características. Em geral:
o    são administradas pelo dono de forma independente  - com gestão de baixa especialização;
o   apresentam estreita relação pessoal do dono com os funcionários, clientes e fornecedores;
o   sua atividade produtiva não ocupa uma posição de destaque em relação ao mercado.
o   não contratam mão de obra especializada;
o   não possuem processos e controles apurados;
o   têm dificuldades em obter créditos e falta poder de barganha nas negociações de compra e venda;
o   investem pouco no treinamento e desenvolvimento de seus profissionais.
·         As dificuldades vividas pelas pequenas e médias empresas:
o   falta de capital;
o   dificuldade em obter crédito e financiamento;
o   falta de mão de obra especializada;
o   a gestão ineficaz, principalmente dos recursos humanos;
·         Algumas atitudes podem caracterizar uma boa gestão na prática:
o   Delegar: dar o poder a quem sabe fazer.
o   Definir responsabilidades: definir e esclarecer as responsabilidades de cada funcionário e dos departamentos.
o   Cuidar da impulsividade: compartilhar opiniões antes de decidir e rever os resultados após a ação.
o   Ser inovador: a pequena e média empresa precisa inovar, fazer coisas de maneira diferente
o   Recorrer a consultores externos: um profissional externo pode ser de grande utilidade para o negócio.
o   Cuidar com o perfeccionismo: o tempo gasto na obtenção da perfeição muitas vezes inviabiliza os resultados.
o   Construir um clima favorável: criar um clima agradável e estimulante.
o   Treinar: permitir e promover o aprendizado teórico e prático, incentivando a descoberta de novas e eficientes formas de fazer as tarefas; 
o   Comunicar: falar diretamente aos funcionários;
o   Focar na produtividade: entender e agir sobre as variáveis que podem ser alteradas para obter uma maior produtividade;

*Neto Mello e Roberto Cardona são sócios e diretores da Pro Humana - Desenvolvimento de Liderança. 
http://www.revistamelhor.com.br/textos/302/a-boa-e-simples-gestaoveja-como-nao-deixar-a-peteca-274928-1.asp


Um comentário:

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