GESTÃO DE PESSOAS
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Gestão de
Pessoas é o departamento dentro da empresa, responsável por
administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento
Pessoal.
·
Podemos dizer que é
o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os
colaboradores passam por essa área.
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Na Gestão de Pessoas
de uma organização são tratados:
o
Análise e descrição
de cargos;
o
Planejamento e
administração de cargos e salários;
o
Recrutamento,
seleção e admissão;
o
Orientação e
integração de novos colaboradores;
o
Criação de
incentivos e benefícios;
o
Avaliação de
desempenho;
o
Comunicação aos
colaboradores;
o
Treinamento e
desenvolvimento;
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A taxa de falência das empresas de pequeno e médio porte no Brasil é
alta.
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Em 2010, 58% das chamadas PMEs
fecharam as portas antes de completar cinco anos.
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Como as prováveis causas desse resultado podemos resumir em três
principais:
1. Má gestão dos recursos (humanos e financeiros, principalmente).
2. Ausência de um planejamento mínimo.
3. Falta de competitividade e diferenciação de produto.
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Para aprofundarmos o tema, antes precisamos entender como essas PMEs
funcionam e quais suas características. Em geral:
o
são administradas pelo dono de forma independente - com gestão de baixa especialização;
o
apresentam estreita relação pessoal do dono com os funcionários,
clientes e fornecedores;
o
sua atividade produtiva não ocupa uma posição de destaque em relação ao
mercado.
o
não contratam mão de obra especializada;
o
não possuem processos e controles apurados;
o
têm dificuldades em obter créditos e falta poder de barganha nas
negociações de compra e venda;
o
investem pouco no treinamento e desenvolvimento de seus profissionais.
·
As dificuldades vividas pelas pequenas e médias empresas:
o
falta de capital;
o
dificuldade em obter crédito e financiamento;
o
falta de mão de obra especializada;
o
a gestão ineficaz, principalmente dos recursos humanos;
·
Algumas atitudes podem caracterizar uma boa gestão na prática:
o
Delegar: dar o poder a quem sabe fazer.
o
Definir responsabilidades: definir e esclarecer as responsabilidades de
cada funcionário e dos departamentos.
o
Cuidar da impulsividade: compartilhar opiniões antes de decidir e rever
os resultados após a ação.
o
Ser inovador: a pequena e média empresa precisa inovar, fazer coisas de
maneira diferente
o
Recorrer a consultores externos: um profissional externo pode ser de
grande utilidade para o negócio.
o
Cuidar com o perfeccionismo: o tempo gasto na obtenção da perfeição
muitas vezes inviabiliza os resultados.
o
Construir um clima favorável: criar um clima agradável e estimulante.
o
Treinar: permitir e promover o aprendizado teórico e prático,
incentivando a descoberta de novas e eficientes formas de fazer as
tarefas;
o
Comunicar: falar diretamente aos funcionários;
o
Focar na produtividade: entender e agir sobre as variáveis que podem ser
alteradas para obter uma maior produtividade;
*Neto Mello e Roberto Cardona são
sócios e diretores da Pro Humana - Desenvolvimento de Liderança.
http://www.revistamelhor.com.br/textos/302/a-boa-e-simples-gestaoveja-como-nao-deixar-a-peteca-274928-1.asp
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