domingo, 30 de setembro de 2012

O QUE E MARKETING?


O QUE E MARKETING?


·         Muitas pessoas confundem marketing com publicidade e propaganda.
·         Marketing pode ser entendido como todo esforço despendido por um negócio a fim de atrair, atender adequadamente e fidelizar clientes
·         Muitos negócios deixam de existir justamente por negligenciar a elaboração de estratégias de marketing.
·         Ações de marketing devem ser estudadas e implementadas com inteligência, visando alinhar os esforços da empresa com as demandas de mercado e com a estrutura do negócio. Ex.:  desenvolver um plano de publicidade se os produtos/serviços ofertados não correspondem ao que foi anunciado.
·         Quando pensar em marketing, procure ir além do plano de divulgação de seu negócio lembre-se que é um composto de estratégias que envolvem  a oferta, uma política de preços coerente, distribuição eficaz e ações promocionais .
·         Marketing sem planejamento não funciona.
·         O SEBRAE aponta a falta de planejamento como a principal causa de falência dos pequenos negócios no Brasil.
·         Empreendedores que planejam, identificam e aproveitam melhor as oportunidades  e protegemse de possíveis ameaças.
·         Não deixe para investir apenas em épocas de bonança e não corte investimentos simplesmente por conta de crises.
·         Primeiro passo para a elaboração de um planejamento de marketing é:
          Tomar conhecimento das principais variáveis que o afetam positiva e negativamente os seu negócio.
         Mapear  as principais características de seus fornecedores, concorrentes diretos, concorrentes indiretos e clientes
·         É importante também que você conheça as variáveis macroeconômicas e as tendências que podem gerar oportunidades e ameaças para sua empresa. Ex.: Inflação, demografia, política de cambio, taxa básica de juros e produção econômica (PIB).
·         Para informar-se a respeito de variáveis macroeconômicas, pesquise em sites e publicações:
         IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (WWW. IBGE. gov. BR).
         CNI – Confederação Nacional da Indústria (www.cni.org.br).
         SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (www.sebrae.com.br).
         Jornais, revistas, artigos científicos, periódicos, livros e internet.
         Prefeituras municipais.
         Universidades e institutos de pesquisa.
         Relatórios e anuários setoriais (pesquise em associações do seu ramo de atividade).
·         Para descrever as principais oportunidades e ameaças do seu negócio você deve levar em consideração os seguintes aspectos:
         Ambiente politico-legal
         Ambiente tecnológico
         Ambiente sociocultural
         Ambiente econômico
         Ambiente demográfico
         Outros

POTENCIALIZE SUAS FORÇAS E TRABALHE SUAS FRAQUEZAS

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que em cem batalhas, jamais correra perigo.” Sun Tzu

·         Avalie também as fragilidades, as dificuldades e as limitações de maneira criteriosa, a fim de identificar o que deve ser aprimorado no seu negócio. Envolva sua equipe e seus clientes nesse processo.
·         Utilize a tabela a seguir para compilar as informações mais importantes:

         Qualidade do produto/ Serviço
         (Forca ou Fraqueza?)
         Capacidade de produção E entrega
         (Forca ou Fraqueza?)
         Preparação da equipe para Atendimento e venda
         (Forca ou Fraqueza?)
         Tecnologia oferecida
         (Forca ou Fraqueza?)
         Estrutura e canais de Venda utilizados
         (Forca ou Fraqueza?)

OBJETIVOS E METAS

·         Os objetivos estabelecidos devem declarar as intenções gerais do seu negócio e dar um destino claro à organização, além de ser nobres e grandiosos para que sua equipe sinta-se motivada a conquistá-los.
·         As metas, por sua vez, podem ser entendidas como desdobramentos de um objetivo.
·         As metas devem ser viáveis, ousadas e ter prazo definido, ou seja, devem ser SMART: eSpecificas,  Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e com prazo de Tempo para ocorrer.
·         A tabela abaixo mostra alguns exemplos:

OBJETIVOS  / METAS

·         Conquistar 100  novos clientes no trimestre.
         Ampliar 50% a equipe de vendas em ate 20 dias a partir de hoje (definir a data).
         Cada vendedor deve visitar cinco novos clientes por semana a partir de hoje pelos próximos três meses.
·         Ser a empresa mais admirada pelos clientes em dois anos.
         Elaborar  instrumento de pesquisa para medir o nível de satisfação e as expectativas dos clientes até  31 de julho.
         Realizar pesquisa de campo com 30% da base de clientes até 31 de outubro.
         Elaborar plano de ação baseado nos resultados da pesquisa, com orçamento e cronograma para o ano subseqüente, até 30 de dezembro.


BIBLIOGRAFIA

In: JUNIOR, Caio; DORNELAS, José. Revolucione o marketing da sua empresa : aprenda a conquistar os clientes, superar a concorrência e fazer sua empresa vender mais (inclusive na internet). São Paulo : Saraiva, 2010.

ATIVIDADE

1-      Em dupla, imaginem que vocês são proprietários de uma empresa. Agora, visando o crescimento de sua empresa estabeleça dois objetivos e duas metas para cada objetivo.

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