quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O IMPERIALISMO DO SÉCULO XIX


O IMPERIALISMO DO SÉCULO XIX

Prociana Ferreira

·                    A Revolução Industrial – XVIII – criou condições para consolidação do capitalismo e levando as nações européias a partirem para conquista da África, Ásia e America Latina.
·                    O capitalismo foi impulsionado pelo crescimento industrial (Segunda Revolução Industrial), além das inovações técnicas, na produção, nos meios de transporte e de comunicação.
·                    Uso do aço na fabricação de máquinas e equipamentos. Aproveitamento de novas fontes de energia como a eletricidade e petróleo no desenvolvimento de meios de transporte (locomotiva , navios e automóveis) e dos meios de comunicação ( telégrafo, radio e telefone).
·                    As inovações técnicas, os meios de comunicação e transporte foram resultado da aplicação de capital em pesquisa científica – Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, E.U.A, Japão.


O CAPITALISMO FINANCEIRO
·                    O desenvolvimento da industrialização levou o aumento dos gastos para montar e manter uma empresa; máquinas e equipamentos; grande investimento em venda, transporte, mao-de-obra; concorrência.
·                    As empresas passaram a concentrar a produção e o capital:
§  TRUSTE:  “fusão de várias empresas numa única que passa a dominar todas as fases de produção: da obtenção de matéria- prima ate a comercialização”.
§  HOLLDING:é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding”.
§  CARTEL: “Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro”.
·                    Devido a concorrência as empresas se viram obrigadas a pedir aos bancos empréstimos. Esse processo substituiu o capitalismo industrial pelo financeiro – setores como indústria, comércio e agricultura ficaram submetidos aos bancos.

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
·                    O capitalismo financeiro e a grande produção, além da sobra de produtos industrializados em seus territórios, levaram as nações européias a terem  necessidade de mercados consumidores, matéria-prima e áreas de investimento – África, Ásia e America Latina.
·                    O imperialismo consiste na dominação econômica ( com reflexos políticos e culturais) de um país sobre o outro. Ex.: Brasil e Inglaterra.
·                    O neocolonialismo  significa a dominação total de país sobre o outro (território, político, econômica, cultural, militarmente) – Ásia , África .



JUSTIFICATIVAS
·                    AS nações cristãs desejavam a cristianização – livrar os não-europeus da superstição e da barbárie.
·                    A missão civilizadora – levar o progresso técnico-científico e os bons costumes – darwinismo social.
·                    A superioridade da raça branca.

PARTILHA DA ÁFRICA
·                    A África – XVI – foi vista como grande fonte de lucros.
·                    A partir de XIX os europeus passaram  a ver como mercado consumidor de produtos industrializados, fornecedor de matéria prima, além da possibilidade de exploração de diamantes e investimentos em portos estradas e etc.
·                    Conferencia de Berlim – Chanceler Bismarck , 1885 – ficou acertado as regras para ocupação de territórios na áfrica. Os líderes foram Inglaterra, Franca, Bélgica e depois, Alemanha e Itália.


A DOMINAÇÃO NA ÀSIA

ÍNDIA
·                    A dominação inglesa iniciou-se no século xvi (especiarias).
·                    No fim do século do XVIII a Inglaterra comprava da Índia seda e tecidos de algodão.
·                    No século XIX os ingleses passaram a vender seus tecidos e forçaram a alta dos preços dos tecidos hindus levando-os a falência.
·                    Revolta dos Cipaios (1857-1858) – os ingleses foram vencidos. A rainha Vitória da Inglaterra, foi coroada Imperatriz.

CHINA
·                    OS ingleses chegaram no século XVII – concessão de controle do porto de cantão (chá, seda, porcelana e ópio).
·                    O ópio era proibido na Inglaterra (50% das exportações).
·                    O governo chinês mandou queimar 20 mil caixas de ópio.
·                    A Inglaterra declarou guerra à China - Guerra do ópio (1840-1842).
·                    Tratado de Nanquim – a Inglaterra obteve o controle da Ilha de Hong-Kong; abertura do porto, comércio e indenização de guerra.
·                    A Guerra Sino-Japonesa – 1894.
·                    A China foi derrotada e no século XIX estava submetida à Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, E.U.A, e Japão.

JAPÃO - ERA MEIJI
·                    O Japão vivia uma espécie de feudalismo – donos de terras (daimôs); imperador (mikado); primeiro-ministro (Xógum); os guerreiros (samurais).
·                    Em 1853 os japoneses assinaram um trato com os norte-americanos – abertura do porto.
·                    Em 1868 os japoneses promoveram uma revolução cultural – fim do feudalismo; fortalecimento do poder imperial – Era Meiji (Era das luzes); incentivo a assimilação da tecnologia ocidental.
·                    No fim do século XIX, o Japão começou a praticar o Imperialismo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Universidade Estadual do Ceará. UCECEVEST. 2011
ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Lígia Fagundes de. Conexões com a História. Vol. 3. 1ª Ed. São Paulo. Moderna. 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário