quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Introdução aos Estudos Históricos


Introdução  aos Estudos  Históricos

Professora: Prociana Ferreira
O que é História?
       Estuda a vida dos homens em sociedade ao longo do tempo.
       Seu objetivo é compreender ações, desejos, pensamentos, sentimentos e criações culturais dos homens em diversas  sociedades e variadas  épocas.
          História vem do grego historien que significa pesquisa, investigação.
          A História busca o auxílio de outras ciências como: a sociologia, Geografia , a economia e etc.. Elas ajudam o historiador a entender melhor as lutas e os conflitos sociais, as relações de poder, a diversidade de culturas entre outros.
          As primeiras explicações sobre a origem do homem e sua situação no mundo surge por meio dos mitos.
          Os MITOS são narrativas sobre o passado que utilizam personagens sobrenaturais, e transmitido oralmente.
          A História surge na Grécia, no século V a. C. tendo como fundador Heródoto (pai da História). Narrou a guerra entre gregos e persas.
          Também na Grécia, no século V a. C. Tucídides, tornou-se historiador e escreveu sobre a Guerra do Peloponeso
          FONTES: é todo vestígio da vida humana utilizado pelo historiador para produzir conhecimento histórico.
          Ex.: cartas, roupas, fotografias depoimentos , pinturas, livros e etc.
          Para realizar seu trabalho, o historiador costuma recorrer a fontes de pesquisas, que podem ser escritas e não escritas.
          As fontes escritas podem ser: jornais, revistas, cartas testamentos e outros.
          As fontes não escritas podem ser:
ü   visuais - construções, ou ruínas de monumentos, fotografias, quadros.
ü   orais -depoimentos e relatos orais, músicas e etc.
Afinal, quem faz a História? Os grandes heróis ou os homens no dia-a-dia?
          Por muito tempo, historiadores consideraram construtores da História aqueles heróis a exemplo de Napoleão, D. Pedro I. No entanto, hoje, existe a atuação de atores coletivos, ou seja, grupos sociais (associações, partidos, sindicatos, pessoas comuns do dia-a-dia e etc.).
O FATO  E A INTERPRETAÇÃO
          Para os historiadores um acontecimento é um fato único, que não deve ser falseado, nem manipulado.
          EXEMPLO:
          A Independência do Brasil foi proclamada por  D. Pedro I em 1822. Este é um fato que se comprova e que não pode mudar.
          Entretanto, ao estudar esse fato, os historiadores podem ter interpretações diferentes sobre ele.
          A História é como um jogo de futebol, entre dois times, onde cada torcedor  tem uma versão sobre a partida.
HISTÓRIA E O TEMPO
       A  história estuda a transformação e as permanências das sociedades ao longo do tempo.
       O estudo tempo é chamado de cronologia.A divisão do tempo pode ser feita de várias maneiras, uma delas é o calendário. Há diversos calendários.
       O nosso é o calendário cristão (o ano do nascimento de Cristo é o ano 1). Assim, todos acontecimentos antes do nascimento de Cristo é representado por a.C. e depois é d.C.
       Ele por Júlio César (Juliano). No século XVI, o papa Gregório XIII, fez uma reformulação que resultou no calendário cristão gregoriano.
       O calendário judáico tem como marco a saída de Abraão de Ur, para Canaã (equivale 3761 no calendário cristão).
       O calendário islâmico tem como marco a Hégira, ano que Maomé, partiu de Meca para Medina (equivale 622 da era cristã).
AS DIMENSÕES DO TEMPO DA HISTÓRIA
       CURTA DURAÇÃO: é o tempo rápido dos acontecimentos. Ex.: crime, tempestade, nascimento, morte, apresentação teatral, etc.
       MÉDIA DURAÇÃO:  é o tempo mais prolongado que o de um episódio breve. Ex.: os anos que durou um governo, uma constituição, uma guerra, uma crise econômica e etc.
       LONGA DURAÇÃO: é a mais demorada das dimensões. Ex.: feudalismo, capitalismo, a cultura de um povo, uma crença religiosa, etc.
A DIVISÃO DA  HISTÓRIA EM PERÍODOS
       A História costuma ser divida em períodos para facilitar o estudo (visão eurocêntrica). No entanto, cada sociedade tem seu desenvolvimento próprio e por isso pode ser escolhidos outros critérios de divisão da história.
       A primeira grade divisão é entre Pré-História e a História. Todo período anterior a escrita é chamado de Pré-História (4.000 a.C.).
       A História da Humanidade até o aparecimento da escrita foi subdividida em 3 períodos:
ü  Paleolítico
ü  Neolítico
ü  Idade dos Metais
       A Idade Antiga: se inicia com o surgimento da escrita (4.000 a.C.) e chega ao fim do Império Romano do Ocidente (476).
       A Idade Média: se inicia com o fim do Império Romano do Ocidente (476) e vai até a queda de Constantinopla (1453).
       A Idade Moderna: se inicia com a queda de Constantinopla (1453) e chega ao fim com a Revolução Francesa (1789).
       A Idade Contemporânea: se inicia com a Revolução Francesa (1789) e se estende até os dias atuais.
HISTORIOGRAFIA ( Escrita da História)
Concepção Teológica: teocentrismo – Deus como centro de tudo.
Concepção Positivista: crença profunda na razão; busca de uma historia científica; erudição, razão, progresso.
Concepção Materialista: dialética, diferenças de classes, transformação da sociedade.
História dos Annales: integração da História com outras ciências; tradição oral (memória).

HISTORIADOR
Veio para ressuscitar o tempo
E escapelar os mortos,
As condecorações, as liturgias, as espadas,
O espectro das fazendas submergidas,
O muro de pedra entre membros da família,
O ardío queixume das solteironas,
Os negócios de trapaças, as ilusões jamais confirmadas,
nem desfeitas.
Veio para contar o que não faz jus ser glorificado
E se deposita, granulo
No poço, vazio da memória.
É importuno,
Sabe-se importuno e insistente,
Rancoroso, fiel.
(Carlos Drummond de Andrade)