Introdução aos Estudos
Históricos
Professora: Prociana Ferreira
Professora: Prociana Ferreira
O que é História?
• Estuda
a vida dos homens em sociedade ao longo do tempo.
• Seu
objetivo é compreender ações, desejos, pensamentos, sentimentos e criações
culturais dos homens em diversas
sociedades e variadas épocas.
•
História vem do grego historien que
significa pesquisa, investigação.
•
A História busca o auxílio de outras ciências
como: a sociologia, Geografia , a economia e etc.. Elas ajudam o historiador a
entender melhor as lutas e os conflitos sociais, as relações de poder, a
diversidade de culturas entre outros.
•
As primeiras explicações sobre a origem do homem
e sua situação no mundo surge por meio dos mitos.
•
Os MITOS são narrativas sobre o passado que
utilizam personagens sobrenaturais, e transmitido oralmente.
•
A História surge na Grécia, no século V
a. C. tendo como fundador Heródoto (pai da História). Narrou a guerra entre
gregos e persas.
•
Também na Grécia, no século V a. C. Tucídides,
tornou-se historiador e escreveu sobre a Guerra do Peloponeso
•
FONTES: é todo vestígio da vida humana
utilizado pelo historiador para produzir conhecimento histórico.
•
Ex.: cartas, roupas, fotografias depoimentos ,
pinturas, livros e etc.
•
Para realizar seu trabalho, o historiador
costuma recorrer a fontes de pesquisas, que podem ser escritas e não
escritas.
•
As fontes escritas podem ser: jornais,
revistas, cartas testamentos e outros.
•
As fontes não escritas podem ser:
ü visuais - construções, ou ruínas de
monumentos, fotografias, quadros.
ü orais -depoimentos e relatos orais,
músicas e etc.
Afinal, quem faz a História? Os grandes heróis ou
os homens no dia-a-dia?
•
Por muito tempo, historiadores consideraram
construtores da História aqueles heróis a exemplo de Napoleão, D. Pedro I. No
entanto, hoje, existe a atuação de atores coletivos, ou seja, grupos sociais
(associações, partidos, sindicatos, pessoas comuns do dia-a-dia e etc.).
O FATO E A
INTERPRETAÇÃO
•
Para os historiadores um acontecimento é um fato
único, que não deve ser falseado, nem manipulado.
•
EXEMPLO:
•
A Independência do Brasil foi proclamada
por D. Pedro I em 1822. Este é um fato
que se comprova e que não pode mudar.
•
Entretanto, ao estudar esse fato, os
historiadores podem ter interpretações diferentes sobre ele.
•
A História é como um jogo de futebol, entre dois
times, onde cada torcedor tem uma versão
sobre a partida.
HISTÓRIA E O TEMPO
• A
história estuda a transformação e as
permanências das sociedades ao longo do tempo.
• O
estudo tempo é chamado de cronologia.A divisão do tempo pode ser feita de
várias maneiras, uma delas é o calendário. Há diversos calendários.
• O
nosso é o calendário cristão (o ano do nascimento de Cristo é o ano 1). Assim,
todos acontecimentos antes do nascimento de Cristo é representado por a.C.
e depois é d.C.
• Ele
por Júlio César (Juliano). No século XVI, o papa Gregório XIII, fez uma
reformulação que resultou no calendário cristão gregoriano.
• O
calendário judáico tem como marco a saída de Abraão de Ur, para Canaã (equivale
3761 no calendário cristão).
• O
calendário islâmico tem como marco a Hégira, ano que Maomé, partiu de Meca para
Medina (equivale 622 da era cristã).
AS DIMENSÕES DO TEMPO DA HISTÓRIA
• CURTA
DURAÇÃO: é o tempo rápido dos acontecimentos. Ex.: crime, tempestade,
nascimento, morte, apresentação teatral, etc.
• MÉDIA
DURAÇÃO: é o tempo mais prolongado que o
de um episódio breve. Ex.: os anos que durou um governo, uma constituição, uma
guerra, uma crise econômica e etc.
• LONGA
DURAÇÃO: é a mais demorada das dimensões. Ex.: feudalismo, capitalismo, a
cultura de um povo, uma crença religiosa, etc.
A DIVISÃO DA
HISTÓRIA EM PERÍODOS
• A
História costuma ser divida em períodos para facilitar o estudo (visão
eurocêntrica). No entanto, cada sociedade tem seu desenvolvimento próprio e por
isso pode ser escolhidos outros critérios de divisão da história.
• A
primeira grade divisão é entre Pré-História e a História. Todo
período anterior a escrita é chamado de Pré-História (4.000 a.C.).
• A
História da Humanidade até o aparecimento da escrita foi subdividida em 3
períodos:
ü
Paleolítico
ü
Neolítico
ü
Idade dos Metais
• A
Idade Antiga: se inicia com o surgimento da escrita (4.000 a.C.) e chega
ao fim do Império Romano do Ocidente (476).
• A
Idade Média: se inicia com o fim do Império Romano do Ocidente (476) e
vai até a queda de Constantinopla (1453).
• A
Idade Moderna: se inicia com a queda de Constantinopla (1453) e chega ao
fim com a Revolução Francesa (1789).
• A
Idade Contemporânea: se inicia com a Revolução Francesa (1789) e se
estende até os dias atuais.
HISTORIOGRAFIA ( Escrita da História)
Concepção Teológica: teocentrismo – Deus como centro
de tudo.
Concepção Positivista: crença profunda na razão;
busca de uma historia científica; erudição, razão, progresso.
Concepção Materialista: dialética, diferenças de
classes, transformação da sociedade.
História dos Annales: integração da História com
outras ciências; tradição oral (memória).
HISTORIADOR
Veio para ressuscitar
o tempo
E escapelar os
mortos,
As condecorações, as
liturgias, as espadas,
O espectro das
fazendas submergidas,
O muro de pedra entre
membros da família,
O ardío queixume das
solteironas,
Os negócios de
trapaças, as ilusões jamais confirmadas,
nem desfeitas.
Veio para contar o
que não faz jus ser glorificado
E se deposita,
granulo
No poço, vazio da
memória.
É importuno,
Sabe-se importuno e
insistente,
Rancoroso, fiel.
(Carlos Drummond
de Andrade)