segunda-feira, 2 de abril de 2012

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL


DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

·                    Desenvolvimento territorial: desenvolvimento local baseado na participação da sociedade civil.
·                    Objetivo: promover o planejamento, implantação e autogestão do desenvolvimento rural e dinamização da economia.
·                    Pensar o rural a partir de uma concepção territorial significa afirmar que ser criadas ações que visem o desenvolvimento tanto do espaço rural quanto do urbano.
·                    Romper com a dicotomia entre rural e urbano, alem de culpar o espaço rural pelo atraso nos processos de desenvolvimento.
·                    No Brasil, 90% das cidades classificam-se como núcleos urbanos de características essencialmente rurais.
·                    Faz-se necessário a realização de ações que reduzam as diferenças interegionais.
·                    O desenvolvimento não é resultado apenas da ação verticalizada do poder público, mas da mobilização dos agentes locais em torno da visão de futuro, de um diagnóstico das potencialidades e dos meios para um desenvolvimento sustentável.
·                    O Estado deve descentralizar as políticas públicas – ONG’S, sindicatos, associações e etc.
·                    Para transformações sociais, econômicas, políticas e culturais ocorrem é preciso à integração do território rural com os outros setores da sociedade, potencializando-os a partir de seus recursos, através de serviços públicos e políticas públicas locais.

O GOVERNOE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

·         O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS- desenvolve um programa onde concilia o combate  á pobreza, segurança alimentar, proteção ambiental e geração de renda e m participação com os estados,  municípios e sociedade civil.
·         O Brasil é um país bastante desigual. As regiões mais pobres sofrem com a falta de políticas públicas permanentes.
·         O MDS apóia projetos que visam o desenvolvimento dessas regiões:
o   Agricultura familiar ( criação de pequenos animais, hortas comunitárias, canteiros de ervas medicinais, alimentos orgânicos).
o   Construção de cisternas.
o   Promove feiras.
o   Compra os produtos produzidos no campo para abastecer as escolas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário